Por que é tão difícil o conceito Educação na adolescência?
Este com certeza é mais um desafio da vida, tanto de um pai, como de um professor, mas um importante desafio que acaba por resultar em crescimento moral para os jovens.
Os conflitos e discussões, ainda que sejam freqüentes, não têm a ver com a personalidade dos pais nem com a deles.
Quando jovens, há sem dúvida uma necessidade deles se tornarem independentes e construírem seu próprio projeto de vida.
O grande problema, é que em grande parte não se educa na adolescência.
A criança pode e deve ser educada nos primeiros anos de vida, que é a fase em que devem ser impostos os limites, porém se a criança cresce sem nenhum senso de limite, com certeza não os acatará na adolescência.
Outro fator que provém a ausência educacional são as mudanças do mundo. Atualmente, tudo está liberado demais e realmente não saberemos onde vamos parar, qual será o futuro do Brasil.
Temos que ter consciência, tanto pais como educadores que educar adolescentes implica um amor redobrado, tanto pelo ser humano como pela profissão, e essa consciência de dar a importância dos limites e do direcionamento de suas conquistas para a vida, projeta ao adolescente o principal fator aqui discutido, uma boa educação.
A importância de poder contribuir para uma educação consistente na adolescência nos faz capaz de formular questões relevantes e no campo social.
Sabemos que as dificuldades vivenciadas na atualidade por inúmeros professores e educadores, em especial àqueles que se dedicam ao ensino de adolescentes, nos faz repensar que e até nos perguntar: " Será que a tarefa de educar adolescentes tem sido considerada uma "missão impossível?"
Não é fácil responder a esta pergunta, principalmente nos dias atuais, mas o consentimento de ducação e prioridade de ensino deve estar em cada professor e educador, afinal, sem eles, do que vie uma sociedade?
ALEXANDRE VIEIRA,
Graduado pela USP em Licenciatura em Educação Física (Aluno-especial - 1996) Graduado pela UNISA em Licenciatura e bacharelado em Educação Física (1998).