Liberdade! Aspiração da vontade ou decisão política centrada na ação humana contextualizada na história? Qual a relação entre liberdade, política, história e religião?
A partir de Hannah Arendt, pensadora judia que produziu sua filosofia nos EUA, procuraremos compreender o tema da liberdade como um problema político e não apenas uma questão vinculada à nossa vontade.
Para o professor "o tema da liberdade continua sendo um dos mais fundamentais para a reflexão filosófica. Isto porque ele não diz respeito não somente aos nossos assuntos privados(liberdade individual) mas, também, aos nossos interesses públicos(liberdade política). Criamos, na modernidade ocidental, um modelo de sociedade na qual o indivíduo acabou se tornando primeiro com relação ao grupo no qual está inserido e isto, apesar de ter criado uma série de valores positivos para a nossa cultura (garantias individuais, estado de direito etc.), também nos deixou como legado um enorme conjunto de consequências perversas (a solidão nas grandes cidades, a ausência de solidariedade etc.).Assim, fica para nós, pessoas dos tempos contemporâneos, o desafio de criar um modelo de sociedade onde, sem negarmos nossa subjetividade, possamos estabelecer um conjunto de objetivos comuns que nos permitam uma ocupação efetivamente humana do espaço público."
Texto retirado do Site: